O Futuro da Arquitetura em 100 Construções

terça-feira, 19 Janeiro, 2016

SOBRE A OBRA

Depois de séculos oscilando entre a reprodução de formas clássicas e o experimentalismo que corria o risco de alienar o público, a arquitetura está entrando em uma nova era.

Hoje, graças a internet, smartphones e redes sociais, vivenciamos a arquitetura com um imediatismo sem precedentes: não é mais preciso viajar para entrar em contato com a arquitetura de outros locais, construções em qualquer parte do mundo estão a apenas um clique de distância e todos podem registrar as curvas de um belo edifício em fotografias artísticas.

Tudo isso deu aos arquitetos a chance de ouvir em tempo real a opinião das pessoas sobre as obras que estão sendo construídas (do que as pessoas gostam, do que elas não gostam, o que funciona e o que não funciona, e – talvez o mais importante – quais são as necessidades reais daqueles que vão usufruir da obra arquitetônica em questão). Ao mesmo tempo, os arquitetos também não estão mais presos a um único estilo de cada vez, e inovações na tecnologia de materiais e nas técnicas de construção estão possibilitando um frenético redemoinho de experimentações e reavaliações de hábitos longamente aceitos.

Reconhecendo essas mudanças, O futuro da arquitetura em 100 construções é ao mesmo tempo um guia essencial para o futuro que está sendo construído à nossa volta e um manifesto das experimentações que ele nos reserva. Por meio de 100 projetos escolhidos entre os concorrentes aos prêmios Architizer A+, o livro exemplifica que tipo de arquitetura está sendo produzida atualmente e quais foram os questionamentos que levaram à idealização dos projetos apresentados.

São citadas construções já terminadas e outras que ainda são apenas conceituais, projetos com pequenas interferências que provocaram grandes mudanças sem causar rombos no orçamento e construções com formas tradicionais que inovam no material utilizado. Espalhadas pela Terra – há desde estruturas móveis que viajam pela parte mais meridional da Antártica até um imenso banco de sementes localizado entre a Noruega e o polo Norte – ou até mesmo fora dela, as construções têm em comum o fato de apresentarem o que há de melhor na arquitetura contemporânea, mostrando que ela é uma poderosa ferramenta para ajudar a solucionar algumas questões sociais e ambientais da atualidade. Cada uma das 100 construções é acompanhada de pelo menos uma foto e de um texto que destaca as características que a tornam representativas de uma nova era de inventividades.

A crença fundamental do autor, Marc Kushner, é que o público é um parceiro da arquitetura, que, por sua vez, afeta todo mundo – os lugares que frequentamos não são apenas o pano de fundo de nossa vida, mas moldam o jeito como interagimos com as pessoas e o ambiente ao nosso redor, afetam o nosso humor e a maneira como nos sentimos a cada dia. Assim, todo mundo é entusiasta da arquitetura, mesmo que ainda não esteja ciente disso. As novas mídias agora possibilitam que o público opine ativamente sobre o que deseja, e isso se traduz em edificações melhores, que melhorarão as cidades e aí melhorarão o mundo. Este é o futuro da arquitetura.

Este é o quarto livro da coleção TED Books, que contará ao todo com 12 títulos que falam de assuntos tão distintos como amor, micróbios, plenitude e a exploração de Marte.

SOBRE A COLEÇÃO

Os TED Books são pequenas obras sobre grandes ideias. São breves o bastante para serem lidos de uma só vez, mas longos o suficiente para aprofundar um assunto. A série, muito diversificada, cobre da arquitetura aos negócios, das viagens espaciais ao amor, e é perfeita para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais.

Cada título corresponde a uma Palestra TED, disponível no site TED.com. Os livros continuam a partir de onde a palestra acaba. Um discurso de dezoito minutos pode plantar uma semente ou gerar uma fagulha na imaginação, mas muitos criam no espectador o desejo de se aprofundar, conhecer mais, ouvir a versão mais longa da história. Os TED Books foram criados para atender a essa necessidade.

SOBRE O AUTOR

Marc Kushner é arquiteto e divide seu tempo entre projetar edificações na HWKN, a empresa de arquitetura de que é cofundador, e inventariar a arquitetura mundial no Architizer.com, o site que administra. A empresa e o site têm a mesma missão: restabelecer o contato entre o público e a arquitetura.

Site do autor: http://architizer.com/

LINKS INTERESSANTES

Site do TED: https://www.ted.com/

Resenha no Goodreads: http://www.goodreads.com/book/show/23014071-the-future-of-architecture-in-100-buildings

Artigo no Buzzfeed: http://www.buzzfeed.com/gabrielsanchez/this-is-the-future-of-architecture#.huxZ7g99E

Texto do autor no Medium: https://medium.com/@marchitizer/a-new-golden-age-of-architecture-825fb7ed652c

Matéria sobre o livro na revista Wired: http://www.wired.com/2015/04/20-buildings-show-future-architecture/